segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Planejamento é TUDO - Gerenciamento de Projetos

Meu primeiro projeto na JR Consultoria foi uma avaliação de desempenho interna e só obtive sucesso devido a metodologia de gerenciamento de projetos usada, esta metodologia foi desenvolvida juntamente com o PMI (Project Management Institute).

Disponibilizarei o link para download do manual dela em PDF no fim do post.

O uso da metodologia trouxe ao projeto velocidade, organização, assertividade e facil monitoramento tanto para o cliente, quanto para a alta gerencia responsável pelo projeto (diretoria de projetos).
O enfoque da metodologia no planejamento é algo que salta aos olhos e traz efeitos positivos, segue um gráfico ilustrativo da demanda de trabalho, mas é puramente ilustrativo porque tudo é adaptavel a singularidade de cada projeto.



A ferramenta usada é magnífica, o MS project, é possível planejar o projeto divido em horas, dias, semanas ou como for melhor para a ocasião, além disto também se pode adicionar ou retirar parâmetros de controle, em um projeto de desenvolvimento de um site, por exemplo, não haverá aquisições para integrar o projeto, por tanto não é preciso um parâmetro que meça o dinheiro despendido.


A informação que eu quero passar com este post é metodologia por completo, portanto todo o texto até agora tinha o objetivo de deixar voces curiosos, ela possui 34 páginas.
Link: http://rapidshare.com/files/447966027/Guia_Monpanel_v1.2.pdf

Fim!

e ah... abraço pra galera que fez a avaliação de desempenho comigo: Ava, Fê e Dan!
vlw galera!


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Funcionário do mês - gerador de conflitos ou motivador

Olá! Para o primeiro post escolhi o tema motivação porque ultimamente participei de conversas agregadoras sobre o assunto, mais especificamente Funcionário do mês VS Setor do mês.

Ano passado tive a oportunidade de passar um tempo junto do pessoal da empresa júnior de engenharia Tetris (http://tetris.dacoc.ct.utfpr.edu.br/) e fiquei impressionado com uma política deles, ao em vez de usarem o famoso "funcionário do mês" para lidar com a motivação dos seus membros eles usavam o setor do mês.

_mas Martin, eles fizeram isto pq queriam ser diferentes e descolados?

Não! eles fizeram isto porque a diretoria da Tetris começou a observar algumas disputas internas, conflitos não-saudáveis pelo título de funcionário do mês, ao implantar o setor do mês fizeram com que os times trabalhassem mais em equipe.

_mas Martin, como eles faziam pra medir qual foi a área com melhor desempenho?

Esta é a melhor parte, além de resolver o problema pontual da disputa prejudicial dentro da empresa eles tiveram um efeito colateral positivo, seria impossível somente o presidente escolher qual foi a melhor área, ainda mais em uma empresa júnior onde todos tem a mesma faixa etária.
Os relatórios internos assim como os que são entregues para os clientes foram totalmente padronizados para a mensuração, assim além de motivar as pessoas através de chocolates para os vencedores e o próprio título de melhor área, conseguiram aumentar a organização da empresa e ter um quase que "mapeamento de processos".

FIM!


Tentei ser breve para não deixar a leitura chata, mas gostaria muito de discutir isso com vocês, sigam meu blog com suas contas Google e comentem!
AH! também não acho "funcionário do mês" uma má medida de motivação, mas acho mais efetivo em empresas que tem funções puramente operacionais que quase não envolvam trabalho em equipe.


Falow galera!